Menu
 

 

Projeto Praia para Todos - vôlei sentado na Praia (Foto: Divulgação)

RIO - Um verão com acesso livre à praia para portadores de deficiências. O projeto "Praia para Todos" volta à orla a partir deste sábado. Em sua segunda edição, o projeto ficará com um posto fixo todos os sábados, das 9h às 14h, no Posto 3 na Praia da Barra. No verão passado, o projeto passou pelas praias da Barra, de Copacabana e de Ipanema e pelo Piscinão de Ramos, mas todos eram itinerantes.

Os coordenadores do projeto pretendem fazer do Posto 3 um modelo de acessibilidade para outros pontos. O objetivo dos organizadores é prosseguir a negociação com a prefeitura e buscar patrocinadores para oferecer outros postos fixos na orla carioca.

O "Praia para Todos" atende às necessidades de cerca de 40 deficientes físicos por dia. Na edição passada, mais de 700 pessoas foram beneficiadas diretamente, segundo os organizadores. A iniciativa tem como objetivo aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, ainda, despertar a atenção da opinião pública para a necessidade de uma estrutura adequada para as pessoas com necessidades especiais.

Profissionais vão orientar todas as atividades

Todas as atividades serão ministradas e realizadas sob a orientação de profissionais especializados da área de educação física e fisioterapia, além de estagiários e voluntários da instituição Novo Ser, organizadora e produtora do projeto.

Entre os serviços que serão oferecidos estão handbike para empréstimo, esteira para passagem de cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias - de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutuam na água -, atividades esportivas adaptadas como frescobol, vôlei sentado de praia - com a rede mais baixa -, peteca e surfe adaptado (com Rico de Souza), jogos recreativos, piscininha infantil, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e tendas de apoio.

O vice-presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, observa que a praia é um local democrático e precisa ter seu acesso facilitado para todas as pessoas:

- A Orla Rio tem orgulho de patrocinar um projeto como esse - disse.

A ONG Novo Ser receberá na próxima quarta-feira, 15 de dezembro, o Selo Organização Parceira 2011-2012, oferecido pelo Riovoluntário às organizações que mantêm programas e ações de voluntariado desenvolvidas em parceria com esta ONG.

Postar um comentário

  •  
    Top